O senador Ciro Nogueira (Progressistas), foi à tribuna do Senado Federal nesta terça-feira (17) para ressaltar a necessidade de se modernizar o Estatuto da Pessoa Idosa para atender os novos desafios. A legislação que rege os direitos dos brasileiros acima dos 60 anos completou duas décadas existência neste mês de outubro.
“O Estatuto da Pessoa Idosa foi uma grande vitória, mas ainda restam muitas questões a serem enfrentadas. Apresentei recentemente uma série de projetos de lei para aperfeiçoar o Estatuto”, explicou Ciro Nogueira.
O parlamentar enfatizou que as matérias apresentadas buscam adequar a legislação às novas demandas, como a inclusão digital dos idosos; proteger esses brasileiros de golpes financeiros e da violência, bem como abrir novas portas no mercado de trabalho.
Ciro destacou que propostas também têm o propósito de melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa ao facilitar o atendimento dos planos de saúde, garantir uma moradia adaptada às suas necessidades e capacitar cuidadores e profissionais desse ramo de atendimento.
O senador Ciro informou que inaugurou uma página na internet (cironogueira.com.br/estatutodapessoaidosa) para que os brasileiros possam enviar sugestões de medidas e propostas para atualização da lei. “Cada sugestão será lida e avaliada por mim e por minha assessoria, com muito carinho e cuidado, para que seja eventualmente convertida em projetos de lei que apresentaremos nesta Casa”, disse.
O senador defendeu que a interação entre a população, entidades, associações e os senadores vai trazer maior êxito nas propostas da Casa e, consequentemente, melhorias reais para a população idosa.